sexta-feira, 1 de abril de 2016

O PRÍNCIPE DAS NUVENS, NOVO ROMANCE DE RUY ESPINHEIRA FILHO




   No próximo dia 14 de abril, no bar Patuscada, na Vila Madalena, cidade de São Paulo, mais um romance de Ruy Espinheira Filho virá a lume, O príncipe das nuvens (Ed. Descaminhos/SP). Na ocasião, outro livro de poemas de Ruy também será lançado, Milênios (Ed. Patuá/SP), mas este será assunto para outro post. Fiquemos com o romance, de cujos originais fui leitor ávido lá pelos idos de 2009. 
   E tão bem impressionado fiquei com o romance que enviei um e-mail ao Autor, tendo como anexo uma carta. Pois esta bendita carta foi escolhida por Ruy e pelo editor André Caramuru Aubert como texto de apresentação de O príncipe das nuvens. Honra que me emociona e me engrandece. Aí vai, abaixo, um trecho da carta ora convertida em prefácio:


 "Neste romance, Ruy, você revelou todas (ou quase todas) as suas vozes: a do leitor consciencioso e voraz, a do poeta incontrolável, a do amante da solidão proveitosa e da convivência amical, a do crítico cirurgião, a do boêmio saudoso, a do cronista de memória viva, a do prosador sedutor, a da tradição literária que abriga, a dos amores vividos e até mesmo aquela que se cala em não-ditos preciosos. Seria polifônico se o narrador fosse único, mas você entregou a história a outras vozes igualmente sábias. E o romance virou um festim espiritual (quase escrevi diabólico), não fosse anunciado como “romance psicografado”.

 Polifonia, fragmentação, intertextualidade, profusão de gêneros textuais, gênese literária, metaliteratura, anticlímax e outras cositas mas, fazem de “O príncipe das nuvens” um romance pós-moderno ou não? Tenho comigo, na minha miserabilidade teórica, que faz, sim senhor. Não que eu defenda a pós-modernidade, não confiro importância nenhuma a esse rótulo, mas acredito que irão enquadrá-lo assim. Quem sabe isso não ajudará na venda do romance? No mínimo, propiciará boas risadas no Quint’Edinho."

Obs: O Quint'Edinho é o nosso encontro semanal, às quintas-feiras, no restaurante do Edinho, no Ceasinha do Rio Vermelho.

Obs2: O romance O príncipe das nuvens já está à venda no site da Editora Descaminhos, em www.editoradescaminhos.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário