terça-feira, 30 de setembro de 2014

ÂNGELO SOBRAL DESCE AOS INFERNOS, RUY ESPINHEIRA FILHO


Uma joia lapidada depois de três décadas de existência. 
A obra de Ruy Espinheira Filho não para de me surpreender: "Ângelo Sobral desce aos infernos" ressurge com vigor contemporâneo e sabor clássico. E cheiro bom de novidade.
Um romance breve que consegue abrigar vários mundos, personas e vidas distintas, tudo aprisionado em tensão na memória do protagonista/escritor.
Ângelo Sobral se vê só, repentinamente, viúvo. Ainda há fios que o prendem e o movimentam no território social: uma filha, netos, amigos, o milagre de um editor. E ainda há a literatura e suas possibilidades. 
Sobral, então, escreve. E o leitor o acompanha nessa pulsão de busca e configuração de seres e vivências, e de si mesmo, que o autor assim sintetiza: "Eles sou eu, eu sou eles, e somos cada um e todos os seres humanos, e somos singulares." 
Ontem mesmo Amadeu e Rosa foram notícia na mídia nacional: o amor envelhecido levado ao extremo desespero de vida e sonho que se esvaem abandonados e que escorregam à revelia para o horror das perdas.Tude e Cão possuem milhões de clones em cada esquina do subdesenvolvimento e, no entanto, luzem de forma única e inesquecível na narrativa. E Lara me levou até Iara Iavelberg a ler cartas de seu amado guerreiro, carregando no ventre um rebento fadado a um destino trágico antes mesmo de nascer. Esses e aqueles tempos que jamais passam em nós.
Ruy constrói neste romance mais um painel lírico-dramático da travessia turbulenta que todos nós fazemos ao existir sob o Sol. 
Ao refletir sobre essa jornada, Ângelo Sobral entrega com generosidade ao leitor o produto final de sua luta como homem, como criador preocupado com seus personagens, como artista que desce aos seus infernos e de lá retorna com o ramo de ouro: a literatura em sua grandeza. 
Uma obra de mestre, sem dúvida.



Ângelo Sobral desce aos infernos
Ruy Espinheira Filho
Giostri Editora/SP (www.giostrieditora.com.br)
Preço: R$ 32,00
À venda na Livraria Cultura, Salvador Shopping

Nenhum comentário:

Postar um comentário