segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

"Jorge +100" discute a Bahia de Jorge Amado na atualidade




Dia 11.12, a partir das 15h, participarei da mesa "Terras do sem fim" no evento "Jorge + 100", ao lado dos escritores Dênisson Padilha e Antonio Torres, com mediação da poeta Myriam Fraga. A entrada é gratuita. Compareçam. Leiam, abaixo, detalhes do evento.

O Centro Histórico de Salvador abrigará de 10 a 13 de dezembro um evento literário que vai discutir a Literatura que se faz hoje na Bahia, tendo como referência o mais famoso dos escritores baianos: Jorge Amado. O “Jorge + 100” é uma iniciativa patrocinada pelos Correios, com realização do Ministério da Cultura, apoio da Fundação Casa de Jorge Amado e organização da produtora Canto de Ideias.

O encontro será no Centro Cultural dos Correios, no Largo do Cruzeiro do São Francisco, Pelourinho, com acesso gratuito ao público até a capacidade máxima do auditório. O Jorge +100 reunirá diversos escritores e especialistas que debaterão sobre as obras ficcionais atuais e os temas relacionados, que vão desde as ruas de Salvador como inspiração à baianidade da população e influência da capital nos trabalhos dos autores locais. Estão confirmadas as participações de nomes de destaque no cenário nacional, como o baiano Antônio Torres, recém-eleito para a Academia Brasileira de Letras, Liv Sovik, pesquisadora de temas multiculturais, e a atriz e poeta Elisa Lucinda. A semana literária terá ainda a presença de Antônio Carlos Sobrinho, Aurélio Schommer, Carlos Barbosa, Daniel Lisboa, Dênisson Padilha Filho, Fernando Conceição, Herculano Neto, James Martins, Lande Onawale e Paulo Dourado.

Para o professor da Universidade Estadual da Bahia e curador do Jorge +100, Gildeci Leite, é preciso compreender a dimensão da obra amadiana, que sempre será ponto de partida para sua afirmação e enaltecimento ou para tentar negá-la, sem necessariamente utilizar artifícios depreciativos. “Desde algum tempo Jorge Amado tem sido compreendido como autor de um modelo literário que pode ser visto das ruas da Bahia em especial da Cidade da Bahia de Todos-os-Santos. Há autores que fazem questão de demonstrarem o distanciamento desta proposta e outros, que mesmo sem serem imitadores, assumem a baianidade amadiana, pois não assumi-la seria negar parte significativa do cotidiano à nossa volta”, afirma. “O projeto Jorge +100 tem o intuito de problematizar essas e outras questões e fazer valer várias propostas de literariedade todas com a cara de diversas Bahias”, completa.

Escritores pós-amadianos | Durante quatro dias, os debatedores e mediadores vão abordar as heranças literárias de Jorge Amado e também a produção de escritores de uma geração posterior. As mesas temáticas “Mulheres da Bahia”, “Terras do sem fim”, “A cor da Bahia”, “Nas ruas de Salvador”, “Socialistas, graças a Deus” e “Crenças e Mistérios” serão mediadas, respectivamente, por Renata Rocha, Myriam Fraga, Goli Guerreiro, Márcio Mattos, João Paulo Cuenca e Fernando Guerreiro. Antes de cada debate, haverá apresentação de uma dupla de atores que farão um stand-up literário. Nos dias 14 e 15, encerrando o evento, estão programadas atividades com alunos da rede pública de ensino de Salvador. A programação completa está no jorgemais100.com.br.

CONTATOS:
Gildeci Leite | 8884-6851  (75)9824-4785
Canto de Ideias Produções e Consultoria | 9165-0599  9165-0810

O QUÊ: Jorge +100             
QUANDO: 10 a 13 de dezembro
ONDE: Auditório do Centro Cultural dos Correios
               Largo do Cruzeiro do São Francisco. Centro Histórico.
HORÁRIO: 15h30 às 19h30 
ACESSO GRATUITO*até a lotação do espaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário