quarta-feira, 5 de junho de 2013

EM BUSCA DO UNICÓRNIO, Juan Eslava Galán





Vencedor do Prêmio Planeta como melhor romance espanhol de 1987, narrativa deliciosa construída em primeira pessoa, numa linguagem de época que instala o leitor como mais um aventureiro em busca do unicórnio em terras d’África, a mando de D’El-Rey D. Henrique IV, no séc. XV, quando a navegação por mares distantes ainda era segredo de estado. Pois os heróis desse romance empreenderam viagem a cavalo, a camelo, a pé, enfrentando no “país dos negros” o grande areal, as matas fechadas, os rios e animais deles desconhecidos, em busca do poder afrodisíaco do afamado corno. 

Impressiona o trabalho de linguagem, o referencial histórico de suporte (o narrador não é nenhum sábio), o emaranhado de aventuras e o humor extraído da ignorância e da perplexidade de homens comuns diante do desconhecido: coisas, entes e costumes. Uma leitura em que se experimenta o puro prazer que a boa literatura deve trazer aos poucos humanos contemporâneos que ainda a valorizam. 


EM BUSCA DO UNICÓRNIO, Juan Eslava Galán (trad. port. de José Colaço Barreiros), Civilização Brasileira, 1992. Publicado originalmente na coluna Crítica Rasteira, da Verbo21.

Imagem: Bol Fotos, Luccia Lignan

Nenhum comentário:

Postar um comentário