quarta-feira, 27 de março de 2013

LIVRO DE SAN MICHELE, II


Em dezembro de 2010 publiquei aqui um comentário sobre minha leitura de "O livro de San Michele", de autoria do médico sueco Axel Munthe. O livro foi sucesso mundial décadas atrás e hoje só pode ser encontrado em sebos, em antigas edições. Meu exemplar é da 14a. edição tirada pela Ed. Globo, datada de 1979.  

Lembro esse post por algo que me impressiona: todas as semanas, desde então, aparece na estatística como um dos posts mais lidos, quase sempre o post mais lido do blogue. E aquele que tem comentários de pessoas que não fazem parte do meu círculo de amizades e de frequentadores mais assíduos deste espaço. Hoje, alcançou a marca de 1.081 acessos diretos, de cerca de 17.600 acessos que o blogue teve em toda sua existência, 6,14% das visitas. E a maioria, penso eu, chega ao meu texto por sites de busca, usando o nome do autor e o título do livro.  

Lúcia Constantino comentou: "Parece que esse livro mágico escolhe cuidadosamente as pessoas que irão lê-lo, apreciá-lo, dar-lhe o devido valor."  

José Maria Couto Pereira escreveu: "Axel escreveu um poema de vida, as atribulações de um médico conhecedor da alma humana mais do que o corpo. É um relatório de seu sacerdócio, é um romance, é uma enciclopédia de ética. É uma sucessão de grandes emoções."

Com tamanho interesse de público, passa da hora de uma editora (Ed. Globo?) lançar nova edição desse livro excepcional. 

Fotos: Ruy Espinheira Filho e Maria da Paixão - a entrada, a cozinha e a varanda sobre o abismo da  casa recriada por Axel Munthe em Anacapri, San Michele.
 

Um comentário:

  1. É, sem dúvida, um dos mais belos livros que já li. E graças a sua indicação e empréstimo. Bjsamovc

    ResponderExcluir