terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

YOANI, LIBERDADE, MAYRANT



Leio com atraso os mais recentes posts do Não Leia!, blogue do escritor Mayrant Gallo (link ao lado). Fico mais que contente com a próxima publicação de "Cidade singular", livro de contos. E sei que novos livros de autoria do Mayrant estão no forno para este ano. Mayrant Gallo é um dos mais expressivos, criativos e produtivos escritores baianos, simples assim. Fico também sabendo de episódios vividos por ele em sua passagem pela Fundação Pedro Calmon.  Triste, desanimador, o quadro. E assim lembro de uns versos de uma canção que escrevi tempos atrás "nosso futuro é tenebroso/  se o principal for rodapé". Parece ser o caso. 

As lições da passagem da jornalista cubana Yoani Sanchez pelo Brasil precisam ser internalizadas pelos mais jovens. A cena de Yoani autografando livros no porão da livraria, impedida que foi de fazê-lo no ambiente adequado, foi das mais constrangedoras para quem ama e defende a liberdade de expressão, e mais uma vez digo o mínimo. E uma das mais emblemáticas do que representa o autoritarismo e suas manifestações usuais. Os escritores são odiados, definitivamente, pelos autoritários de plantão, não importa a coloração ideológica nem o país em que estes últimos refocilam. 

Perguntem ao passarinho qual o melhor lugar pra cantar.



Um comentário:

  1. Ótimo texto, Carlos! Lúcido, reflexivo, direto. A Sra. Yoani Sanchez, por lutar pela liberdade de ir, vir e se exprimir, é execrada nesse nosso país sem educação. Noutros tempos, ela seria recebida como uma heroína e gostaríamos que se hospedasse em nossa casa, para que pudéssemos extrair o máximo de sua inteligência. Mas é isso: democracia é deixar (e suportar) que patrulheiros ideológicos "brilhem" em suas manifestações insensatas.

    ResponderExcluir