sábado, 25 de setembro de 2010

RESENHA DE "A SEGUNDA SOMBRA" EM A TARDE DE HOJE

O jornal A Tarde, em sua edição deste sábado, 25.09, publicou na página 6 do Caderno 2+, a resenha escrita pelo jornalista e escritor Elieser Cesar sobre meu livro de minicontos "A segunda sombra". Elieser Cesar é autor, entre outros, do livro de contos "A garota do outdoor" (Selo Letras da Bahia, 2006). Abaixo, um trecho da resenha:

"Com o poder de síntese e a linguagem precisa, às vezes dura, outras poética, desta vez Carlos Barbosa traz à tona 80 minicontos no livro A Segunda Sombra (3x4–microficções – Editora Multifoco/RJ, 2010). Flashes da vida, já que insinua muito mais do que conta uma história, seja em momentos de revelação ou de situação-limite, ponta de um iceberg submerso na consciência do leitor, convidado a reconstruir o que leu, o miniconto é também a sombra de um conto, caso se possa admitir que o conto é, por sua vez, a silhueta de um romance.

Se o bom conto é aquele em que a história fica em aberto, o miniconto soa com uma fímbria de luz em um quarto escuro, luz que não clareia, mas convida à claridade exterior. Este subgênero do conto, minimalista, agora em moda e, ao mesmo tempo, a apontar para um difícil poder de concisão – como o axioma – e uma certa indolência criativa (algo como a pressa de terminar o que ainda poderia ser esticado, já que tratamos, aqui, de sugestões de histórias), tem o efeito de perturbar o leitor e tirá-lo de seu comodismo habitual. O miniconto jamais responde. Indaga e levanta suspeitas. Porta aberta para a imaginação, o miniconto, portanto, comporta diferentes interpretações, ao gosto do leitor.

[...]

Sombra luminosa do conto, o miniconto tem em Carlos Barbosa um esgrimista hábil de histórias portáteis."


5 comentários:

  1. Gosto muito da designação histórias portáteis. Bjs, amor.

    ResponderExcluir
  2. Resenha lida e guardada como relíquia.O recorte de jornal está em lugar secreto.Um abraço em breve quero adentrar as páginas de Segunda SOmbra!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carlos, li "A segunda sombra" e gostei muito. Estou pensando em publicar um post sobre ele, assim que tiver tempo. Li a resenha no blogue do Eliese e comentei por lá. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Elieser é ótimo escritor e ótimo observador da literatura.

    ResponderExcluir